terça-feira, 14 de novembro de 2006


gente hj eu to voltando...
enho tido problemas pra fazer dietauma ansiedade enorme tem me atrapalhado
por isso vou por aqui uma reportagem q recebi por e-mail que tem td a ver com o que eu to passando...além disso ta faltando tempo tb





e motivação
agradeço as meninas que tem vindo aqui
ao vou mais abandonar vcs
eu espero...beijinhos



Ansiedade engorda
Sim, ela faz a gente comer demais para ter a falsa sensação de prazer. O caminho é buscar o equilíbrio com a ajuda de diversos recursos, como um cardápio que estimula a tranqüilidade, hábitos saudáveis e até a hipnose

ISABELA MENA


Quem nunca devorou um doce ou caiu de boca num chocolate por causa de um ataque (quase) fulminante de ansiedade? E, chegado ao fim do prazer instantâneo, percebeu que o único ganho foi a mudança na silhueta?
Muito comum, o hábito de “engolir a ansiedade” acontece porque precisamos descarregar de alguma forma as angústias e tensões. E a comida é um meio artificial bastante fácil e rápido que temos a nosso dispor. Uma opção mais saudável, por exemplo,

seria trocar os doces pela prática esportiva – forma natural de eliminação de sentimentos negativos e de qualquer gordurinha extra.
Sensação de fome não é fome
Segundo a nutricionista Daniela Silveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ansiedade reduz o nível de serotonina no cérebro, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Como sua produção pode ser estimulada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos (como os doces) e em triptofano (veja Mais equilíbrio, menos calorias), que é o aminoácido precursor da serotonina, dá para entender o ataque à comida. Já os carboidratos estimulam a secreção de insulina, encarregada de “varrer” do sangue os demais aminoácidos. “Além disso, comemos mais quando estamos ansiosas ou estressadas porque nosso organismo libera um hormônio chamado cortisol, que dá a sensação de fome e aumenta nossa capacidade de armazenar gordura nas células”,

explica.
Para manter a forma – e a saúde, é claro – fique longe não apenas de doces e chocolates, mas também de alimentos como café, chá preto e mate, guaraná e refrigerantes à base de cola. De acordo com a nutricionista, eles estimulam o sistema nervoso central e só vão contribuir para o aumento da ansiedade.
“Fazer seis refeições por dia, respeitando os horários, ajuda no controle da fome, do stress e evita ataques descontrolados à geladeira. É importante também praticar exercícios e dormir bem”, diz Daniela.
"Comemos mais quando estamos ansiosas ou estressadas porque nosso organismo libera um hormônio chamado cortisol, que provoca a sensação de fome e aumenta nossa capacidade de armazenar gordura nas células"
MAIS

EQUILÍBRIO, MENOS CALORIAS
Já sabemos que os hormônios influenciam muito no processo da ansiedade: há aumento de cortisol e diminuição de serotonina. A comida entra na dança apenas para tentar dar um jeito nesse desequilíbrio.
E a balança apita quando ingerimos somente iguarias muito calóricas. A nutricionista Daniela Silveira preparou uma lista de alimentos ricos em triptofano e carboidratos, que aplacam a ansiedade sem o ganho indesejado de peso. Confira abaixo:

Ricos em triptofano:

leite e iogurte desnatados, queijo minas, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.

Ricos em carboidratos (prefira os integrais):

pães e cereais, biscoitos, massas, arroz selvagem, legumes, frutas, doces e mel (com moderação). Para casos esporádicos (e muito raros) de ataques à geladeira, tenha sempre em casa leite,

iogurte, banana, gelatina e frutas. Desde que não seja em exagero, consumir esses itens pode trazer bem-estar, sem comprometer a forma física. “Com exceção da água, não existe alimento que não tenha calorias.
O que faz a diferença não é exatamente a quantidade delas que o alimento possui e sim o quanto você costuma comer dele.”
NEGOCIAR COM A MENTE
São várias as técnicas para combater a ansiedade, entre elas destacam-se: terapia, ioga, exercícios físicos, meditação e hipnose. Conhecida por poucos – mas no imaginário de muitos – a hipnose moderna não está relacionada com pêndulo ou sono profundo: em estado alterado de consciência, a pessoa fica acordada o tempo todo. Quem explica

melhor é o psiquiatra Leonard Verea, do Instituto Verea, de São Paulo, que aplica a hipnose dinâmica, método que usa a comunicação não-verbal (CNV) para, aproveitando uma brecha do consciente, atravessar os bloqueios emocionais de cada um. “A hipnose é uma ferramenta que me possibilita entrar em contato com a mente da paciente, estabelecer uma comunicação e entender o que está acontecendo”, esclarece Verea. Uma vez hipnotizada, ela se liberta de seus mecanismos de defesa e manifesta sentimentos e emoções.
O especialista percebe isso por meio das variações de postura, alterações no nível respiratório e na freqüência cardíaca. No caso da ansiedade alimentar, o médico negocia com a mente da pessoa mudanças por meio de perguntas como ‘o que a comida representa para você?’

De acordo com Verea, isso ajuda a paciente a substituir símbolos negativos por outros positivos.
“A pessoa que come demais para

combater a ansiedade tem uma falsa sensação de prazer. E comer é um prazer efêmero “, diz. “O ansioso come tão rápido que nem consegue saborear a comida.”
Calma e confiante à mesa

O professor Osnir Cugenotta, do espaço Om Yoga Kendra, de São Paulo, diz que podemos nos livrar de situações de stress e ansiedade que ocupam nosso dia-a-dia ao fazer ioga. Segundo ele, a prática é uma ferramenta bastante eficaz porque trabalha a consciência da respiração. “Dessa forma, é possível reverter o quadro emocional e deixar a pessoa calma, serena e autoconfiante”, afirma. Aqui, o professor dá também algumas dicas fundamentais para você se alimentar bem – no sentido mais amplo da palavra.

●Geralmente, 15 ou 20 minutos após iniciarmos a refeição sentimos uma certa sonolência: este é o exato momento em que a digestão começa seu trabalho. Dica:

tome um copo de água morna com mel e limão 20 ou 30 minutos antes do almoço e do jantar.

●Procure não levar para a mesa acontecimentos anteriores à refeição, principalmente situações de stress ou irritabilidade. Tendemos a descarregar no tamanho do prato a ansiedade e comer além do necessário. Dica: antes de começar sua refeição, feche os olhos e respire profundamente até sentir-se tranqüila e desligada dos problemas que povoam a mente.

●Evite ao máximo ler, assistir tevê, discutir ou atender seu celular durante a refeição.
Cardápio antiansiedade
Além de promover bem-estar, esta dieta – elaborada pela nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria Nutrição e Bem-Estar (SP) — ajuda a eliminar até 4 kg em um mês:

Café da manhã:

●1 fatia de pão integral

●1 fatia

de queijo minas

●1 fatia de peito de peru

●1 copo de leite desnatado batido com morango e adoçante

Lanche da manhã:

●1 mexerica

Almoço:

●1 prato (sobremesa) de salada de couve em tirinhas, com peito de peru em tirinhas, gergelim e 1/4 de banana picadinha

●1 filé de frango coberto com 1 col. (sopa) de requeijão light

●3 col. (sopa) de arroz integral misturado com ervilha ●1 xíc. (chá) de cenoura picada e brócolis ao vapor

●2 figos secos

Lanche da tarde:

●1 banana assada com 1 col. (sobremesa) de cacau Jantar:

●omelete feita com 2 ovos, 2 rodelas de tomate e 1 fatia de queijo

●4 fatias longas de abobrinha grelhada com shoyu

●1 cumbuca de sopinha light individual

Ceia:

●1 iogurte light com 1 col. (sobremesa) de uva

passa

8 comentários:

  1. Oi Flávia..

    Que bom que está de volta!

    Com força total hein!!?!?!kkk


    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia, obrigada pela visita .
    Essa tal de ansiedade nã é mole não, eu tenho passado uns probleminhas por causa dela , mas uma hora a gente vence.
    Forças menina do nome maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  3. olá to entrando pela primeira vez e quero entrar na corrente p/ te fortalecer. Siga firme e não abandone o blog que acaba se tornando um grande aliado, pq enquanto estamos aqui não estamos comendo. Como diz a Sara ocupe seu tempo. Leia, saia, trabalhe, dance, cante, faça qualquer coisa mas não coma, então BLOGUE se ajuda e ajuda os outros.bjs to no msn olvidia@terra.com.br

    ResponderExcluir
  4. olá
    Parabens pelo blog e emagrecimento
    Fiquei conhecendo atraves do orkut.

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávia :)

    Força, eu também vou passando por isso, de momento, nao felizmente, mas não desistas, o que interessa é continuar. muita força!

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia :)

    Força, eu também vou passando por isso, de momento, nao felizmente, mas não desistas, o que interessa é continuar. muita força!

    ResponderExcluir
  7. Cadê você, menina?
    Já sumiu de novo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir